quarta-feira, 12 de outubro de 2011

MITOS DA IRLANDA - BANSHEE

Origem: Religicionário


Banshee ou "Bean Sidhe 'é a mulher fada na mitologia irlandesa -bean (feijão), o que significa uma mulher, e shee (sidhe) fada. Umabanshee pode aparecer sob um de três disfarces: uma jovem, uma matrona imponente ou uma bruxa idosa. Estas representam o tríplice aspecto da deusa celta da guerra e da morte, ou seja, Badhbh, Macha e Mor-Rioghain.

Uma banshee normalmente usa, tanto um manto cinzento, com capuz ou  ou um robe tumular. Ela também pode aparecer como uma lavadeira e é aparece lavando a roupa manchada de sangue daqueles que estão prestes a morrer. Neste aspecto, ela é conhecida como o Nighe ou mulher que lava roupa. Ela sempre tem muito longos cabelos e olhos vermelhos de tanto chorar. Quando alguém está prestes a morrer, a Banshee aparece na casa da família durante a noite e chora e geme. Às vezes, chora por várias noites seguidas. Seus gritos e lamentos também são chamados de 'afiados'. O lamento de uma alma penada atravessa a noite, com notas subindo e descendo como as ondas do mar, e sempre anuncia a morte.



Ela é fada-mulher, solitária, que lamenta e antecipa o luto das melhores famílias da Irlanda, aqueles com mais antigas linhagens Celtas, cujos nomes começam com Mac, Mc ou 'O'. Segundo a tradição, uma banshee só pode chorar para cinco grandes famílias irlandesas: os O'Neills, os O'Briens, os O'Connors, os O'Gradys e os Kavanaghs. Casamentos entre esses clãs, estenderam essa tradicional lista de famílias.

A banshee também é conhecida como a "Branca Senhora das Dores" e a "Senhora da Morte". Invisíveis, as banshees assistem aos funerais dos mortos queridos, embora, às vezes possam ser ouvidas lamentando, e misturando as suas vozes no lamento dos humanos.





Sláinte!



Nenhum comentário:

Postar um comentário